Resenha – Desenrola, o livro

Vou fazer minha crítica ao livro, independente de ter assistido ao filme ou não. Porque vocês sabem, eu adorei o filme. Mas eu garanto, o livro de Desenrola, escrito pela diretora Rosane Svartman e Juliana Lins, é delicioso. Li todas as 231 páginas em poucas horas, com uma enorme facilidade e gosto. Apesar de ter vindo de um roteiro de filme, ele é super bem escrito, descrito e cheio de diálogos muito inteligentes e engraçados. As situações que a personagem enfrenta, seus amigos, os personagens e seus pensamentos, são muito reais a todo adolescente – você vai se sentir ligado a todos eles muito facilmente. O livro é escrito em primeira pessoa e cada capítulo te mostra a visão dos personagens fantásticos criados pelas autoras, seus medos e esperanças em um assunto que é muito comum: sexo.

Priscila é uma branqula esquisita, que não gosta de praia e que se vê no Ensino Médio do colégio, ainda virgem. Apaixonada pelo surfista gostosinho da praia, Rafa (Ooo cara, na opinião dela), Priscila se vê na posse de algo que pode atrapalhar seu romance: a virgindade. Com seus hormônios querendo saber se é hora ou não, a adolescente propõe o tema para um trabalho na escola onde Caco, seu melhor amigo, Boca, o gordinho malandro e divertido e Tize, a bonitona repetente e irmã de Rafa, se tornam seu grupo de pesquisa: Quantas adolescentes ainda são virgens no Ensino Médio? Priscila não sabia, mas fica descobrindo que não é uma estranha no mundo e que, às vezes, as pessoas mais improváveis são aquelas que vão realizar seus sonhos.

O livro tem um final lindo, detalhes que não tem no filme, enquanto fotos ilustram a entrada de cada capítulo. Eu adoro isso, ajuda muito na criação do personagem na sua cabeça, já que existe pouca descrição física deles. A história tem muita paixão, em todos os momentos, e um cuidado de realidade incrível. E vou admitir: eu sou apaixonada pelo Boca. Meu Deus, Rosane e Juliana, eu poderia ter encontrado um gordinho engraçado assim no meu Ensino Médio, né?

Aconselho a todo mundo, de todas as idades, tendo ou não assistido ao filme. É engraçado, romântico e apaixonante! Super indicado!

Desenrola é um livro de Rosane Svartman e Juliana Lins lançado pela editora Agir. Daqui a pouco vai rolar uma super promoção pra ganhar um exemplar, aguarde!
Não deixe de participar da promoção “Desenrola um kit do filme”!

por Babi Dewet. Mora no Rio de Janeiro, é autora da trilogia de livros Sábado à Noite, formada em Cinema, Galaxy Defender, Caçadora de Sombras, Jedi, Sonserina, fã de Kpop, empresária neurótica, amante de gatos, doces, fanfics, séries de TV coreanas e filmes bobos americanos.

103 comentários

  1. Mylla disse:

    Adoro livros high shcool, não vi o filme nem o livro, mas vou manter a tradição, quero primeiro conferir o livro antes de assistir o filme!
    Ótimo tema, quero conferir logoooo

  2. michelle disse:

    tô doida pra ler esse livro ! vi o filme e adorei *-*

  3. Thádia disse:

    lembro a primeira vez que falaramd o filme no video show, qdo ainda aconteciam as gravações. de cara, fiquei louca pra assistir e não sabia que tinha o livro tbm.

  4. Não li ainda o livro, mas vi o filme. E quero ler, pois normalmente o livro traz a história de uma maneira muito mais completa para nós.

  5. Jully disse:

    Assisti o filme esses dias, e achei a história impressionante. Me apaixonei completamente pelo Boca, existe garoto mais fofo que ele? E achei a personagem muito parecida comigo – com a pequena diferença de que eu não sou apaixonada por nenhum surfista. A paixão pelo filme aumentou ainda mais quando percebi que tenho um amigo IDÊNTICO ao Boca. No jeito de ser, personalidade, e até meio gordinho como o Boca. Saí do cinema recomendando para todo mundo, e desde então, sempre procuro notícias sobre o filme, e agora, o livro. Estarei à espera do meu livro, para me apaixonar novamente pelo Boca.

  6. Babi disse:

    Oi Jully! Caramba, então estamos juntas nessa, o Boca é um foooofo! Adoro mesmo! Que bom que gostou, fico feliz de recomendar algo que está dando certo =D

  7. Mário Maciel disse:

    Adoro esse estilo de livro…normalmente têm uma leitura leve, agradável e são bastante divertidos, um ótimo passatempo!!!

  8. Marcelo Maciel Filho disse:

    A resenha me deixou com vontade de ler o livro e assistir ao filme. Muito bom!

  9. Renan Palmeira disse:

    Assisti ao filme e achei muito bom…o livro deve ser ainda melhor!

  10. Marília Maciel disse:

    Amei a resenha!!! Quero muito ler!

  11. Luana disse:

    Eu quero! rsrs Parece ser bem legal e retratar exatamente as dúvidas e os conflitos que os adolescentes de hoje em dia enfrentam.
    Beijo Babi :)

  12. Thais disse:

    O livro parece ser legal, espero que tenha na livraria quando eu for comprar *o*

  13. Joana D´arc Maciel disse:

    Não tinha ficado tão empolgada para ler esse livro, mas depois da sua resenha, entrou pra minha lista de desejados! Adoro estórias que tratam da adolescência, essa fase tão problemática!

  14. Marcelo Lima disse:

    Parece ser bem legal, gostei!
    Ainda não vi o filme, mas vou esperar para ler o livro antes.

  15. Tamires Q. disse:

    Uhul, gostei! *-* Já vi uma resenha falando mal deste livro, pórem com a sua resenha mudei de opnião sobre o livro! Obrigada! *-*

  16. Erica Belancieri disse:

    Gostei.
    Esse tipo de tema é sempre divertido e gostoso de ler.
    Ainda não vi o filme, mas quero ler o livro.

  17. Karin Bezerra disse:

    Ontem eu vi esse livro na Livraria Saraiva e me deu muita vontade de comprar para ler. Mas como eu já tinha escolhido o meu livro do mês não pude comprar. Vou torcer para ser a ganhadora da promoção e poder aproveitar a leitura.
    Bjos, adorei seu blog

  18. Letícia Moreira disse:

    Estou querendo ler o livro e assistir o filme q parece ser legal. Acho legal fazer um filme pros jovens com atores jovens.

  19. Andrezza Catharina disse:

    Eu queria ter ido ver o filme, mas não tive oportunidade. Mas eu quero muito ler o livro, principalmente depois da sua resenha, HAUAHAU.

  20. Franciele disse:

    Eu quero ver o filme, mas nada se compara a vontade de querer ler o livro, acho que os livros sempre são melhores do que os filmes baseados neles, talvez por conter pequenos detalhes que no filme é preciso, as vezes retirar, porém que fazem a maior diferença :)

  21. Ana Carla disse:

    Não assisti o filme, mas as minhas amigas assistiram e adoraram, quero muito ler esse livro! *–*

  22. Larissa disse:

    Adorei sua resenha!aborda todos os sentidos e interesses! tava bem a fim de olhar o filme, agora fiquei com mais vontade ainda e quero ler o livro também!! :P

  23. DieRosado disse:

    Quando você fala de um livro que saiu de um roteiro de filme eu simplesmente lembrei de você Babi, quanto você fala em sua autobiografia que seu professor reclamava do seu roteiro por ter inúmeros diálogos.

    Eu realmente gostei da proposta do livro, simplesmente amo livros com abordagem adolescente, ensino médio e é interessante que traga o velho “assunto tabu” focado no enredo. Foi mencionado “Um final lindo” e realmente me chamou mais atenção.
    Tenho 16 anos, estou no Ensimo médio e adoro livros com que eu possa me identificar, assim como o Desenrola.
    Adoraria ler este livro! Ainda não assisti o filme mais estou morta de curiosidade para conferir os detalhes!
    A resenha está ótima! Parabéns. Você consegue fazer a resenha sem a seriedade que geralmente é usada e consegue envolver os leitores.

  24. Luiz disse:

    -Uhull,meu primeiro comentário no Blog! e espero que seja o primeiro de muitos! (:

    Eu queria ter assistido o filme mas nao tive oportunidade.Agora estou querendo ler esse livro,pois li a resenha e me interessei bastante!

  25. Giovana disse:

    Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ver o filme! :D

  26. ILANA PRUDENTE disse:

    PARABÉNS PELA RESENHA!

  27. Dani Fernandes disse:

    adorei o filme, e quero muiito ler esse livro *-*

  28. Mandy disse:

    eu to doida pra ver esse filme, mas como eu moro na roça aqui ainda não chegou ):
    espero que ainda venha, porque eu realmente QUERO MUITO MESMO assistir *-*
    fiquei sabendo da existência do livro através do post, agora quero ler tambem haha *-*

  29. Renata Neves disse:

    Bem legal. Adoraria ler antes de ver o filme, isso pra mim é o melhor!

  30. Luana Alice disse:

    Queroo muito ler esse livro !

  31. Caroline disse:

    Ainda não vi o filme, pois sempre prefiro ler o livro antes. Só que ainda não tive a oportunidade de ler!

  32. Nataly disse:

    Adorei a resenha! Quero muito ler o livro antes de ver o filme. :)
    Nataly postado recentemente…Árvore de Livros

  33. antonio ivan disse:

    Sei que deve ser ótimo tão quanto o filme! eu quero ganhar, esse sim!!!
    @ivan05092011
    ivannsantos@gmail.com

  34. Cibele disse:

    Ainda naum vi o filme,mas essa resenha me deixou doida pra ler esse livro,
    com os dedinhos cruzados pra ganhar esse livro,,,hhihihhi*.9

  35. Pathy disse:

    Não vi o filme ainda, pois eu tenho uma “filosofia e vida” de só ver filmes inspirados em livros depois de ler os livros. Mas parece ser muito bom, tanto o filme quanto o livro.

  36. Eu estou doida pra assistir o filme, mas vou esperar pra ler o livro antes!
    Adorei a resenha Babi! Super-demais =)
    xoxo
    Isabela Carvalho postado recentemente…Sapatólatras Anônimas – Beth Harbison

  37. Luana disse:

    eu quero leer :)

  38. Camila Dias disse:

    Quero muito ler esse livro…
    apesar dos assuntos abordados serem de ”adolescentes”, parece ser bem divertido!

  39. bia sorigotto disse:

    não assisti o filme, seria legal ler o livro primeiro :)

  40. Lívia Brito disse:

    Queria tanto ler esse livro :D

  41. Thaís Varine disse:

    Ainda não vi o livro e não assisti ao filme. Sinto vontade de fazer os dois e olha que não sou muito chegada em filmes nacionais. Nada contra eles, mas é que as histórias são sempre as mesmas e nunca tem nada que me atrai =/

    Mas esse parece ser diferente ;D

    Beijos

  42. Assisti ao filme e curti muito! Tenho muita vontade de ler!
    Deve ser interessante pelo fato de ter saido do filme e não o contrário!

    Beijos,
    Amanda Melanie
    A Dangerous Method

  43. Katy disse:

    Assisti o filme… E me senti nos meus 15 aninhos novamnete! Huahauhau
    Muito gostoso de ver! Recomendo! ^^

  44. Paulo Hallier disse:

    Quero muito ler o livro.já vi o filme e tal,mas o livro é diferente

  45. Carol S. disse:

    Nem sabia que tinha livro. :O

  46. Emmily disse:

    Atpe hoje não consegui ler o livro, nem ver o filme :/

  47. Jasmine Holanda disse:

    Vou ver o filme primeiro pra depois ler o livro =)

  48. Laura Gomes disse:

    Eu vi só metade do filme (pela internet shhhhhhhhhhhh) e é legalzinho. Mas o livro, baseado no filme? Nem sei…

  49. Rissia Ribeiro disse:

    nunca vi ouvi falar do filme nem do livro ! como eu sou desenformada ! ¬¬

  50. ESTER disse:

    eu amei o filme so nao li o livro ainda
    mais eu vou ler…beijao para a galera do mundo virtual IMVU!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Powered by sweet Captcha

CommentLuv badge