Resenha de “Lucas e Nicolas, um amor adolescente”, de Gabriel Spits

Capa Confissões On-LineLucas e Nicolas” nos mostra uma história sobre aceitação, a busca por respostas, bullying, sexualidade e acima de tudo amizade.
Este é o primeiro romance de Gabriel Spits, lançado pelo selo Fabrica231, e espero ansiosa por novos títulos do autor. Gabriel sabe brincar com as narrativas e sabe dar vida a personagens reais.O livro é dividido em pontos de vistas de Lucas, Nicolas e dos amigos.

Primeiramente conhecemos Lucas, um garoto estudioso, viciado em internet e sem vida social. Na escola, é considerado um perdedor nerd, sendo alvo de piadinhas e chacotas dos alunos populares e descolados. Mas o maior motivo de ele sofrer constante bullying dos colegas é por ser gay. Seus pais não possuem interesse nele, ainda o tratam como criança e acreditam que sua vida é feita somente de momentos maravilhosos. Mas tudo muda quando Nicolas chega à escola.

Nicolas, aluno novo, forte, musculoso, lutador de caratê, loiro dos olhos claros e popular. Mas ambos têm algo em comum: escondem da sociedade quem realmente são. “E eu nunca serei como ele. Nunca terei alguém como ele. Estou condenado a mim mesmo.” Lucas acredita que Nicolas possui a vida perfeita, mas o que ele não sabe é que Nicolas é um garoto que também tem dificuldades, possui uma família desajustada e tenta viver sua própria vida na casa de um pai não presente e totalmente despreparado para cuidar do filho. Nicolas percebe os olhares e a obsessão de Lucas por ele e começa a questionar o que realmente o outro pensa, até que por conta do destino ambos são obrigados a estudar juntos.

“Essa…admiração pelo Nicolas, é claro que ele ia acabar sonhando. Lucas tenta esconder o significado do sonho, não pode se enganar. Não precisa de um dicionário de sonhos nem que ninguém interprete. Ele está apaixonado.”

Lucas e Nicolas” é acima de tudo um livro sobre descobertas, sobre amizade e as dificuldades do primeiro amor. O ponto alto do livro é sua narrativa em terceira pessoa com comentários dos personagens em primeira pessoa, parece que os meninos interferem na linha de pensamento do narrador! O enredo é completo de referencias atuais, como a luta para aceitar sua sexualidade e as consequências que isso pode gerar. Gostei bastante como o livro retrata o bullying que jovens gays sofrem na atualidade, que bem aos poucos está sendo mudada. Uma leitura ótima e leve que retrata a dura realidade, Lucas e Nicolas emociona e diverte. Um livro que mostra que é normal ser diferente, que nos faz refletir sobre todas as formas de amor.

Lucas e Nicolas é um livro da Fabrica231, pela Editora Rocco. Adicione no Skoob. Saiba onde comprar.

Patricia Kazys, 24 anos. Mais conhecida como Trika. Formada em Letras. Mora em São Paulo. é produtora de eventos na Far Music Entertainment. Fã de kpop, livros, novelas asiáticas, filmes e séries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge